A igreja de Santo Isidro de Pegões foi projectada pelo arquitecto Eugénio Correia e insere-se na corrente arquitectónica do modernismo português.
Aqui tão perto e tão desconhecida:
Esta igreja ao estilo modernista, trás-nos à memória a Igreja de São Francisco de Assis do arquitecto Oscar Niemeyer em Belo Horizonte. Inaugurada em 1957, pertence ao projecto de colonização do planalto de Pegões, mais conhecido como a Colónia Agrícola de Pegões. Apesar de estar inserida no espírito do estado novo, as suas linhas arquitectónicas fogem ao gosto vigente.
O seu exterior serpenteia como à procura de se adaptar à paisagem envolvente, onde o telhado desce até ao plano terra. Predomina a cor branca na sua fachada principal virada a norte, deixa dar lugar ao ocre de uma telha plana que acompanha e reveste toda a pele que cobre esta igreja.
O seu interior, de uma só nave, caracteriza-se por um despojamento reforçado pela cor branca, que dá realce à pintura mural a fresco da capela-mor , onde é representado o Santo Isidro, da autoria de Severo Portela Júnior.
Комментарии