Saídos de uma crise, onde a construção foi uma das áreas atingidas e onde a profissão de arquitecto/a enfrentou a falta de trabalho, cabe pensar neste momento de alguma bonança nos motivos em dizer SIM à arquitectura.
Ser ou não ser arquitecto/a?
Apesar da excelência de uma obra de arquitectura ser bastante valorizada e tendo Portugal arquitectos reconhecidos internacionalmente pelo carácter único e qualitativo das suas obras, o que verificamos no contexto quotidiano português na hora de contratar um arquitecto é bem diferente. A encomenda privada não valoriza a necessidade da presença de um arquitecto, encarando-o como um gasto desnecessário. Contudo, o saber fazer que um arquitecto acrescenta, não vai só no sentido da beleza e estética, mas também, no valor de investimento a longo prazo através da introdução de conhecimento, cultura e património.
Deixo-vos algumas boas razões para pedirem ajuda a um arquitecto/a :
1 - É um profissional que entende de espaços e estética, e por este motivo é capaz de solucionar problemas com vista a optimizar o espaço de viver.
2 - As soluções apresentadas têm em conta as necessidades dos seus clientes bem como o seu orçamento.
3 - Ele ajuda desde a escolha do terreno para construção nova até ao que se pode manter numa remodelação interior.
4 - O arquitecto sabe optimizar o espaço de modo a evitar desperdícios de espaços em circulação ou espaços que não servem para nada.
5 - É habilitado a fazer acompanhamento de obras evitando erros e atrasos.
6 - Uma obra com um projecto elaborado por um arquitecto é mais económica, por serem previstas todas as especialidades necessárias antes de se partir para a construção.
Deixo-vos ainda, alguns motivos de se querer ser Arquitecto/a :
1 - Uma profissão que está em constante aprendizagem. Novos programas, novos materiais, novos conhecimentos.
2 - É um estilo de vida. Onde quer que se esteja estamos sempre a observar, a organizar, a recolher ideias. Tudo é Arquitectura.
3 - Podemos ser os nossos próprios chefes.
4 - Podemos fazer loucuras, pois é o que as pessoas, não arquitectas esperam de nós !
5 - Usamos a criatividade para melhorar e ajudar a vida de outras pessoas.
6 - Podemos-nos vestir como quisermos
Comments